Guia de talento em mapas

Posted by Micepong On domingo, 3 de junho de 2012 Comments
"A idade é opcional no talento"

Nesse post, ensinarei à vocês como criar bons mapas. ( Alguns textos estraídos de www.transformiceblog.com)

O que é XML?
"XML é um código que o Transformice usa para a construção dos mapas de usuários. Nele está indicado configurações do mapa, os pisos, os objetos e as decorações em forma de códigos que o jogo reconheça e os transforme em mapas. Para ver o XML de um mapa, marque “Salvar/Carregar/Testar” e clique em “Copiar o mapa para a área de transferência”."



Scroll
scroll
"Esse é um recurso que já ensinamos a fazer neste post . O recurso consiste em mudar a largura no seu mapa, dando um pouco ou muito espaço em seu mapa para que possa fazer aquilo que não faria num espaço pequeno.
Como fazer:
Copie o XML do seu mapa e cole no bloco de notas
Adicione o valor L="1600" logo dentro da tag P
Antes
<C><P /><Z><S /><D /><O /></Z></C>
Depois
<C><P L="1600"/><Z><S /><D /><O /></Z></C>
Depois é só colar a edição feita no editor e aproveite o espaço a mais que você tem!
Nota: Você pode colocar qualquer valor entre 800 e 1600 dentro do item L. Obviamente, quanto maior o número maior a largura.
Para arrastar o mapa e editar a área onde sua tela não alcança, você deve segurar <espaço> e clicar e arrastar com o mouse. Bem simples.
Quando usar:
Quando seu mapa necessitar do espaço a mais. Note que não é recomendado colocar walljump onde a câmera se move, pois causa lag aos jogadores."
Esconder tudo que está fora da tela
no-fullscreen
"Recurso novo que chegou junto com o evento de pescaria. Com isso, você pode esconder mecanismos e, no caso de mapas com Scroll, esconder o cenário que virá a seguir. O jogo esconde colocando uma camada da cor do fundo na área do fullscreen.
Como fazer:
Copie o XML do seu mapa e cole no Bloco de notas
Adicione o valor Ca="" dentro da tag P
Antes
<C><P /><Z><S /><D /><O /></Z></C>
Depois
<C><P Ca="" /><Z><S /><D /><O /></Z></C>
Depois só colar no editor."

Modo noite
night
"Antigamente, o recurso era bem acessível no próprio editor, mas como faziam um mal uso, resolveram retirar, mas ainda é possível criar um mapa com o modo noite a partir do XML.
Como fazer:
Copie o XML do seu mapa e cole no Bloco de notas
Adicione o falor N="" dentro da tag P
Antes
<C><P /><Z><S /><D /><O /></Z></C>
Depois
<C><P N="" /><Z><S /><D /><O /></Z></C>
Depois só colar no editor e criar um mapa criativo com o modo noite.
Lembre-se que o modo noite causa muito lag, pois é uma imagem gigante que segue o rato, então faça pouco walljump. Os jogadores não conhecem o mapa, então deixe ele bem acessível e previsível, pois os brasileiros odeiam quando morrem em mapas de escuro. Aliás, odeiam morrer em qualquer mapa!"
Regras gerais
• Originalidade
-O mapa não pode ser semelhante a outro perm/p2/vanilla. Tente ser original.


 Alinhamento perfeito
-Todos os objetos para os ratos devem estar alinhados com as coordenadas corretas. O queijo e a toca não devem pairar sobre o piso ou ficar parcialmente enterrado neles, a menos que seja intencional.
   
-Os pisos devem estar perfeitamente alinhados. As paredes e o espaço entre eles deve ser do mesmo tamanho.
 
-O mapa deve ser sempre bem centralizado na tela, principalmente se for simétrico.


• Partida segura
-Os ratos não devem morrer automaticamente se estiver afk (fora do teclado) durante os primeiros segundos.

 
-O ponto de partida nunca deve ficar no ar. A menos que seja necessário para o mapa.
 
-Evite usar objetos dinâmicos como solo no inicio dos mapas (a menos que seja bastante estáveis). Também evite de usar objetos de shaman como piso (eles podem aparecer mais tarde).
 


• Off-screen
-O mapa não deve fornecer nenhum benefício para jogadores que usam fullscreen.
-O shaman não deve ser forçado a construir fora da tela.

 
-Todos os elementos do mapa devem estar dentro da área visível (exceto aqueles utilizados para fins específicos e que devem ser off-screen)


• Visibilidade
-Todos os elementos importantes do mapa devem estar claramente visíveis e não escondidos por decorações ou camuflado no fundo (por exemplo, pisos de gelo na lua, toca colocada na área escura do fundo de noite).

   


• Propriedades dos pisos
-As propridades dos pisos devem ser a mais próxima possível da original. O trampolim deve ser saltitante, a lava deve fornecer alto impulso, o chocolate com muita fricção, o gelo com 0 de fricção e a madeira deve ser neutra. Se você alterar as propriedades descaradamente, o mapa tem grandes chances de não ser aprovado.
-Alterar valores para um assassinato de ratos imprevisível ou desestabilizar devem ser evitados.


• Estabilidade e segurança
-O shaman não deve estar em uma situação onde é possível causar crash no mapa, seja intencional ou não. Você pode usar núvens para evitar o contato de objetos com a lava, mas não é invalível. De preferência, tente não usar muitos pisos com muita restituição.
 


• Colocação do queijo e toca
-O queijo e a toca nunca devem ser colocados e trampolins ou lavas. Nunca.
  
-O queijo e a toca devem estar claramente visíveis.
-O queijo e a toca não devem ser colocados em locais onde os ratos estejam em movimento rápido, principalmente no ar.

Classificações de mapas


[P1] Protegido
Significa que o mapa não poderá ser votado mais pelos jogadores, assim fazendo com que ele fique protegido dos votos. Ele continuará tendo as mesmas chances de aparecer do que tinha antes. É, na verdade, um presente de consolação para mapas bons, mas que não são tão bons a ponto de ser aceito em outra categoria.
[P2] Oficial
Precisam ser mapas que não sejam enjoativos de serem jogados várias vezes. O mapa pode ser soloable, mas DEVE apresentar alguma função para o shaman, como resgatar ratos que não conseguiram completar o mapa.
[P4] Shaman
São mapas em que a ajuda do shaman é obrigatória. Os mapas não devem ser difíceis, mas devem propor um desafio novo para os shamans.
[P5] Arte
O mapa deve apresentar alguma arte. Não basta fazer um simples desenho com pisos como se tivesse desenhando no paint, o mapa precisa ter uma boa jogabilidade além da arte.

[P6] Mecanismo
São mapas que podem variar do simples ao complexo. São mapas que possuem algum mecanismo, armadilha, uma cooperação entre ratos e shaman. Glitchs e bugs são bem vindos, mas até o mapa mais simples pode ser desta categoria.
[P7] Corrida
Esses tipos de mapas não possuem shaman, então podem ser considerados mapas racing, já que depende só dos ratos completar ou não. Deve ser lembrado que, como não há shaman, o mapa deve ser fácil de completar, já que tem jogadores novatos que não sabe walljump ou outras técnicas avançadas de racing que não poderão nem mesmo esperar por uma ajuda de shaman.
[P8] Cooperação Shaman
Nesse tipo de mapa, há dois shamans que devem cooperar para salvar todos os ratos. O mapa deve incentivar que eles cooperem, mas não deve obrigá-los a isso. Lembre-se, não é mapa de luta de shamans, é cooperação!
[P9] Intermediário
São mapas bons que não se encaixam nas outras categorias. São chamados de intermediários, pois são bons o suficiente para ficar em rotação, mas não tão bons para rotação oficial.






Para ter mapas permanentes envie o código do mapa para o tópico, na seção Editor de Mapas, no fórum.